quarta-feira, 18 de maio de 2011

Índice de Massa Corporal (IMC)


Olá,
Procurando um pouco mais sobre o IMC encontrei este texto explicativo na wikipedia.
Pra quem estiver com preguiça de ler, o resumo é o seguinte: IMC é valido para adultos, não é muito preciso (principalmente para pessoas musculosas, ou seja não é meu caso) porém é uma referência, e o método mais preciso seria determinar a gordura corporal. O IMC é a medida adotada pela Organização Mundial de saúde!

Segue o texto, explicando como o IMC é calculado e outras coisas mais!

índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.
IMC

Exemplo

Para uma pessoa com 72 quilogramas de massa e 1,70 metros de altura, teremos:
\mbox{IMC} = \frac{72\;\mbox{kg}}{1,\!70\;\mbox{m} \cdot 1,\!70\;\mbox{m}} = 24,\!91\;\mbox{kg}/\mbox{m}^2

O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo:
IMCClassificação
< 18,5Magreza
18,5 – 24,9Saudável
25,0 – 29,9Peso em excesso
30,0 – 34,9Obesidade Grau I
35,0 – 39,9Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0Obesidade Grau III (mórbida)
Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem ter um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças, sendo que precisa de gráficos específicos. Além disso, não é aplicável para idosos, para os quais se aplica classificação diferenciada. O IMC é o valor de massa corporea, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23.

O Índice de Massa Corporal, apesar de conter alguns pontos fracos, é um método fácil no qual qualquer um pode obter uma indicação, com um bom grau de acuidade, se está abaixo do peso normal, acima do peso ideal, ou obeso. Porém, o método mais preciso para determinar se a pessoa está gorda é a medição do percentual de gordura do corpo.

Gráfico de faixas do IMC, por observação direta de peso e altura:



Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário